O tema da redação foi o assunto mais comentado entre os candidatos no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira aplicação do Enem, em novembro, o assunto intolerância religiosa dividiu opiniões. Além da redação, os candidatos farão também as provas de línguas, códigos e suas tecnologias e matemática.
Leia Mais
Segunda aplicação do Enem mobiliza 72.302 candidatos em Minas GeraisServidora denuncia racismo na Secretaria de Segurança da PBHPesquisa constata discriminação racial recorrente no mercado de trabalhoMulher denuncia tentativa de sequestro de sua filha e racismo em posto da BR-381Mãe acusa escola de racismo por forçar filha a prender cabelo Últimas horas: inscrições para o Enem 2017 terminam às 23:59Inscrições para o Enem 2017 terminam nesta sexta-feira em todo o paísProcesso seletivo do Sisu 2017 começa nesta terça feira no paísCrença no anonimato e impunidade favorecem racismo na internetAutoridades alertam que há como rastrear autores de racismo na internetJovens denunciam ato racista em shopping de BH; estabelecimento nega Provas do Você Universitário serão realizadas no sábadoMinistério da Educação quer lançar consulta pública sobre mudanças no EnemEnem 2016 é encerrado com abstenção de 30,4% e oito eliminados Estudantes em BH reclamam de distância de novo local de prova do EnemAntes de entrar para a maratona, Jennyfer Nicodemos, de 19 anos, apostou no tema relacionado ao racismo. "A prova de ontem falou muito de preconceito, acho que intolerância racial é um assunto bem cotado para hoje" disse.
Os portões da PUC-Minas foram abertos ao meio-dia e os candidatos se acomodaram no gramado da rampa. Ao contrário de ontem, que os estudantes disputavam as sombras para se proteger do sol, a chuva caiu e apertou o passo dos candidatos.
Diferente do calorão de ontem, hoje a chuva caiu e apressou os candidatos - Foto: Larissa Ricci
O aposentado Fábio Antônio, de 54 anos, veio motivado pelos dois filhos, Fábio Cassio, de 18, e Igor Antônio, de 16. "Enem em família. Vim para saber como era. Ainda não sei qual curso gostaria de fazer, mas Letras é uma boa opção", disse o pai. Para o jovem Fábio, a prova de ontem foi mais fácil do que a primeira aplicação e a expectativa é para a redação. "Acho que racismo ou a escassez da água são bons assuntos", afirma o filho.
Enem em família: o aposentado Fabio Antônio entre os filhos Fabio Cassio e Igor Antônio - Foto: Larissa Ricci
Os estudantes Renato Batista, de 20, e Ana Luísa de Araújo, de 21, receberam os candidatos com um cartaz de abraços grátis. Membros da Aliança Bíblica Universitária, a dupla disse que a ação voluntária tem como objetivo acalmar os estudantes. "Também trouxemos canetas e barrinhas de cereal para distribuir", afirmou Ana.
Guilherme Vinícius, de 17 anos, estava vestido com a camisa da Chapecoense. "Essa blusa é do meu amigo. Resolvi usá-la como forma de solidariedade. Ontem, queria ter ficado em casa para assistir ao velório", afirma o estudante. Torcedor do cruzeiro, o candidato tenta uma vaga no curso de engenharia civil.
.
Guilherme Vinícius, de 17 anos, estava vestido com a camisa da Chapecoense.