O número de crimes violentos aumentou em outubro em Minas Gerais, depois de uma estabilização nos cinco meses anteriores. Uma explicação pode estar nos crescentes índices de roubo no estado, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e na capital. A boa notícia é a queda dos casos de homicídio, principalmente, no comparativo de igual período deste ano e de 2015. Os números, divulgados pelo governo estadual, têm como fonte o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e consideram crimes violentos ocorrências como as de homicídio, roubo, sequestro e estupro, entre outras.
Leia Mais
Ladrão é contido por pedestres na Savassi em segundo assalto na região em quatro horasAdolescente é morto na tentativa de assaltar um Guarda Municipal em BHHomem armado assalta loja de celulares na Praça da SavassiAssaltante é atropelado durante fuga pelo Anel RodoviárioPM promete combater roubos em BH com bases móveis e mais 500 policiaisAssaltos crescem 15% em Minas, com um roubo a cada cinco minutosQuase 6% dos crimes violentos do estado ocorreram em outubro em cidades da Grande BH, com 7.087 registros. Na soma do ano, são 70.020 casos, contra 62.134 de igual período de 2015. Na capital, a tendência se manteve, com 4.185 caso no mês, acumulando 40.546 contra 36.303 do ano anterior, elevação de 11%.
Na análise dos números de roubos consumados, percebe-se o desafio das forças de segurança pública.
Já os homicídios vêm apresentando queda. No estado, em outubro deste ano foram 333 registros, sendo que no mesmo mês do ano passado foram 369 ocorrências. Na capital, os indicadores registram queda maior: nos primeiros 10 meses de 2015 foram 484 assassinatos, enquanto na soma deste ano são 460. Na região Metropolita de Belo Horizonte também houve redução nesse tipo de crime. Até outubro deste ano foram 1.291 ocorrências, contra 1.314 do ano anterior.