O fim de ano será com reforço nas ruas em Belo Horizonte. A Polícia Militar iniciou, na manhã desta terça-feira, a Operação Natalina 2016. O intuito é dar mais segurança a população nas ruas da capital mineira durante as compras de fim de ano. A ação vai se estender e se unir a operação de férias seguras, que vai acontecer até 1º de fevereiro.
Um dos desafios será conter os roubos. Como o Estado de Minas mostrou na edição desta terça-feira, Belo Horizonte apresenta alta no número de registros do crime neste ano em comparação com 2015. Foram registradas 38.834 ocorrências nos últimos dez meses, contra 34.597 do mesmo período do ano anterior, aumento de 12%. Os dados foram retirados do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds).
Leia Mais
Assaltos com morte avançam 63% em Minas, aponta fórum de segurançaEngenheiro da Cemig ensina a decorar casas e prédios com segurança para o NatalIncremento da Guarda Municipal é um dos grandes desafios da segurança em BHHomem que agrediu segurança em clube de Três Corações é transferido para a Grande BHDois homens são presos e drogas apreendidas em Operação Natalina na Grande BHSegundo Santiago, 10 mil homens militares de todos setores da Polícia Militar também passam a ter o foco nessas operações de fim de ano. “Os eixos norteadores contra os crimes são; o favorecimento e fortalecimento das redes de proteção, junto a Polícia Militar, a rede de vizinhos protegidos e comércios. A PM tem investido nisso como uma premissa importante, onde a sociedade e a polícia juntos têm conseguido reduzir os crimes”, comentou.
Sobre a segurança no Centro da capital mineira, o capitão informou que desses 10 mil militares, 2 mil estão disponíveis para BH.
Sobre os trabalhos em defesa da vida, o capitão informou que a PM continua trabalhando nos 600 mil quilômetros das rodoviais federais e nas rodovias estaduais. “A PM já tem um mapeamento de acidentes de trânsitos nesses locais e continua fazendo um trabalho de prevenção que vem com um processo de redução desde 2014 para 2015”, disse.