Moradores de Belo Horizonte devem ter atenção e cuidado nos próximos dias. A previsão é de chuva forte, com acumulado entre 100 e 130 milímetros, entre quinta-feira e segunda-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta no início da tarde desta quarta-feira. Os temporais devem acontecer com alta densidade de raios e rajadas de vento que podem superar os 50 quilômetros por hora.
Leia Mais
Chega a oito o número de cidades em situação de emergência em decorrência das chuvasChuva e vento levam bombeiros a registrar 89 quedas de árvores em BHDefesa Civil e Bombeiros atendem mais de 260 ocorrências por causa da chuva Muro desaba, fere mulher e soterra cachorro durante a chuva no BarreiroSegundo a Comdec, o acumulado entre quinta-feira e segunda-feira deve ficar entre 100 e 130 milímetros, o que é considerado um volume alto. Por causa disso, o órgão recomenda evitar áreas de inundação, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximo aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o nível da água pode se alterar rapidamente, podendo haver transbordamentos. Outro aviso é para não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e provocar graves acidentes.
Os temporais vêm causando problemas em Belo Horizonte desde o início da estação. Somente nessa segunda-feira, a Comdec registrou 178 ocorrências por causa da chuva, a maioria na Região Nordeste da capital mineira. Da 0h de domingo até as 17h de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu 89 chamados em relação a árvores com risco de queda ou que caíram em vias públicas.
Na Comdec, a maioria dos chamados foi motivada por deslizamentos de encosta.
(RG)
.