logo

Jornal Estado de Minas

Vídeo mostra negociação da PM com manifestantes antes de confronto na Antônio Carlos


A Polícia Militar divulgou imagens anteriores ao tumulto na Avenida Antônio Carlos, feitas pelos próprios agentes da corporação, para rebater as críticas da UFMG e estudantes em relação à ação da PM contra manifestantes durante protesto contra a PEC 55 na noite dessa quarta-feira. A via foi fechada no sentido bairro/Centro por volta das 17h e houve confronto entre militares e o grupo, que é contrário à limitação dos gastos da união por 20 anos. No vídeo, divulgado nesta quinta, militares tentam convencer algumas pessoas que participavam da manifestação a liberar faixas da avenida para circulação de veículos e dão 15 minutos para que a ordem seja cumprida. A gravação mostra ainda pedras sendo jogadas contra a tropa. Assista:

Na quarta-feira, outro vídeo foi usado para denunciar o uso de balas de borracha contra o grupo durante a ação da PM. Por volta das 18h20, mais de 10 carros e dois microonibus da PM chegaram com militares de dois pelotões do Batalhão de Choque. O capitão Henrique, do Batalhão de Choque, contou que os manifestantes bloquearam a avenida com barricadas e fogo. Na ocasião, parte das pessoas que participavam do ato estava com os rostos cobertos.

O capitão contou ainda que tentou negociação com os manifestantes por mais de 40 minutos para que liberassem a avenida, mas afirma que eles estavam irredutíveis.
“Tivemos que usar gás lacrimogênio e eles arremessaram pedras nos militares”, disse o militar. Não houve prisões nem relato de feridos. Veja o vídeo:

.