Domingo é dia de deixar o Mercado Distrital de Santa Tereza mais verde. O espaço, que fica no Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, está desativado desde 2007 e os moradores vão se unir para limpar o mato e cultivar hortas comunitárias.
Leia Mais
PBH fará reunião para discutir o futuro do Mercado Distrital do Santa TerezaNovidades em comissão renovam esperança de reabertura do Mercado de Santa TerezaAgrofloresta em pleno centro urbano nasce com mutirão da comunidade no EstorilCriação de hortas urbanas em áreas degradadas ganha espaço em BHMinas Gerais lança projeto de agroecologia“A atividade faz parte da intenção de deixar o Mercado de Santa Tereza mais verde e desta vez não haverá feira de venda de produtos. A iniciativa, já realizada em agosto e novembro deste ano, é da rede Mercado Vivo Verde, formada pelo Movimento Salve Santa Tereza, Associação Comunitária do Bairro (ACBST), Feira Terra Viva e outros vários grupos ligados à agroecologia urbana e manifestações artísticas, que reivindicam a reabertura do Mercado Distrital”, completam os organizadores.
O foco do mutirão é manter a horta agroflorestal comunitária feita em agosto no canteiro do mercado. Na ocasião, eles plantaram mudas de espécies rústicas que não demandam manutenção cotidiana e instalaram um sistema de irrigação por gotejamento, que dá autonomia à sobrevivência da horta.
“O papel do mutirão é renovar os adubos, fazer novos plantios e monitorar o desenvolvimento das espécies”, explica Fernando Rangel, da Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana e integrante do movimento Mercado Vivo Verde.
“Com a experiência, os participantes podem vivenciar a possibilidade de cultivar alimentos dentro da cidade e a autonomia de produzir seu próprio alimento, que é muito realizadora. Mais do que experimentar o cultivo, esse exercício fomenta uma rede de boas relações de convívio, passando pelo respeito entre gerações e entre gêneros”, acrescenta Luísa Melgaço, do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG.
PARA PARTICIPAR
Para ajudar na manutenção da horta comunitária, os organizadores pedem para levar sementes crioulas, que não são geneticamente modificadas, mudas frutíferas e adubação verde. A participação é gratuita.
Para o piquenique, a recomendação é levar alimentos como frutas, pão, bolo, suco e água, evitando produtos industrializados. “Crianças podem e devem levar brinquedos, bicicleta, bola, peteca, corda, patins e aproveitar bem o espaço”, sugere Luísa.
Pessoas de qualquer idade poderão colocar a mão na terra, além de trocar informações sobre cultivo de espécies e a trajetória de luta pelo espaço, na roda de conversa “Agroecologia é Cultura”. Haverá atividades para pais e crianças, como a oficina “Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas”, ministrada pelo antropólogo e pesquisador Luiz Trópia, que é morador do Santa Tereza.
Também estão previstas oficina e intervenções circenses, oferecidas pela companhia Circo Teatro El Indivíduo e grupos parceiros.
SERVIÇO
Mutirão no Mercado de Santa Tereza
Dia: 11/12/16, domingo
Horário: das 8h às 16h
Local: área externa do Mercado de Santa Tereza (entrada pela Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza)
Entrada gratuita