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Buracos se abrem durante a chuva e vias de Belo Horizonte são parcialmente interditadasMinas Gerais tem 21% de estradas em estado de conservação ruim ou péssimoBombeiros monitoram terreno onde deslizamento deixou 21 famílias desabrigadasChuva provoca avarias e rodovia da Grande BH é interditadaChega a 21 o número estradas mineiras com trechos interditados por estragos da chuvaSobe para 16 o número de estradas com trechos interditados por danos das chuvas em MGEM flagra duas pessoas de patins pegando carona em carro em alta velocidade na BR-356A grande maioria na Região do Rio Doce, castigada por temporais no fim de novembro e neste mês. Na região de Governador Valadares, são nove trechos com ocorrências. Na MGC-381, quedas de barreiras ao longo da rodovia deixam o trânsito precário nos kms 2,5 e 106,9. Na MGC-451, o trânsito está sendo feito em uma variante instalada em dois pontos da estrada em Marilac. O temporal destruiu pontes e deixou a cidade isolada.
Na MGC-458, quedas de barreiras e afundamento da pista deixam o trânsito precário em 14 trechos da estrada entre Conselheiro Pena e Cuieté Velho, no Rio Doce. A pista está parcialmente interditada na LMG-766, entre a BR-116 e São Geraldo do Tumiritinga, por causa de queda de barreiras. O mesmo problema também atinge a LMG-775, entre Tumiritinga e a LMG-766, e a BR-116. Erosões prejudicam o trânsito na LMG-788, entre Conselheiro Pena e Cuieté Velho.
BURACOS E PREJUÍZO Os motoristas que percorrem a BR-367, entre Araçuaí e Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, têm que se sujeitar ao perigo e a prejuízos para o bolso por conta das más condições do asfalto. “A estrada virou uma buraqueira só”, lamenta José Geraldo de Freitas, comerciante em Araçuaí. Ele reclama que percorre a rodovia em um carro alto (uma caminhonete Hillux) e mesmo assim já teve prejuízos com a quebra de amortecedores e de rodas. Há algum tempo, o Dnit anunciou que os serviços de reforma da BR-367 foram entregues ao Exército. Mas a recuperação não foi iniciada.
O trecho malconservado corresponde a 80 quilômetros, entre o entroncamento da BR 367 com a estrada para Coronel Murta e a BR-116 (em Itaobim). Nos períodos de férias, o tráfego no trecho aumenta por conta dos motoristas que seguem para Porto Seguro (BA). Para chegar até a praia, muitos preferem recorrer a um percurso alternativo. Outra estrada do “caminho da praia” no Norte de Minas que exige atenção dos motoristas devido aos problemas no asfalto é a BR-251, entre Montes Claros e a BR -116 (Rio-Bahia).
CUIDADOS Para o mestre em engenharia de transportes e professor de transporte e trânsito da Universidade Fumec Márcio Aguiar, a situação pode se agravar ainda mais nas estradas no fim do ano. “Certamente, os problemas vão se agravar. Em muitas rodovias foram realizadas operações tapa-buracos, e em algumas nenhuma recuperação. O problema é que a chuva acaba com todos esses remendos. A passagem de cargas aliada com a água da chuva acabam ampliando esses buracos”, disse. “Outro problema nas rodovias mais antigas é que os bueiros estão sem manutenção e não têm capacidade para drenar água. Por isso é bom um alerta contra aquaplanagem e manter a distância dos outros veículos”, concluiu.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte também sofreu com os temporais. “O quantitativo de chuva, principalmente na última semana, provocou rachaduras, ruptura de parte da massa asfáltica e leves deslizamentos de terra. Essa situação vem prejudicando as estradas.
O comandante faz um alerta para os motoristas. “Estamos no período chuvoso, então é necessário redobrar a atenção. Os condutores devem planejar a viagem, acomodar bem as bagagens. As bolsas pequenas devem ser colocadas embaixo dos bancos, não podem ficar soltas dentro do veículo, pois podem virar uma arma contra o motorista”, comentou Ledwan. Segundo o inspetor Aristides Júnior, assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Minas, nas rodovias federais os problemas são pontuais. Mesmo assim, ele pediu atenção aos motoristas. “A chuva é um problema para todos os motoristas, pois compromete a visibilidade. Os condutores devem ficar atentos aos pneus, limpadores e outras peças do carro para elas estejam em boas condições”, disse Júnior. O Estado de Minas entrou em contato com o Dnit e o DEER, mas as ligações não foram atendidas. (Colaborou Luiz Ribeiro).