O deslizamento de um barranco, durante chuva forte em Juiz de Fora, na Zona da Mata, provocou na noite de terça-feira a morte de Akemi Vieira Yamakoshi, de 35 anos, e do filho dela, João Pedro, de 6, que estavam em casa, na Rua Benedito Pinto, 115, no Bairro São Mateus. Os dois foram soterrados logo após a terra descer de uma encosta e atingir, por cima, a residência, por volta das 23h30.
Segundo o tenente Santana do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, a operação de resgate dos corpos terminou por volta das 2h30 de ontem, durando portanto três horas. Considerado um bairro de classe média, o São Mateus tem algumas áreas próximas à encosta, o que torna o local de grande vulnerabilidade. Segundo o tenente, o talude se desprendeu e atingiu o imóvel, onde estavam três pessoas. Uma mulher de 66 anos, de nome não revelado, foi retirada dos escombros por populares, sem ferimentos. O tenente disse que uma equipe dos bombeiros chegou ao local logo em seguida e teve que escavar a área para localizar as vítimas. Na noite de terça-feira, a chuva forte começou por volta das 20h.
GRITOS De acordo com o Corpo de Bombeiros, vizinhos disseram ter ouvido gritos pedindo socorro. A instituição informou ainda que o barranco tinha altura de 30 metros e que os corpos de mãe e filho foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). A suspeita é de que Akemi e o filho estivessem dormindo na hora do deslizamento.
O tenente Santana, que esteve à tarde no local da tragédia, contou que a Coordenadoria de Defesa Civil de Juiz de Fora demoliu ontem o restante da casa atingida pelo barranco. Perto do imóvel, há uma outra casa sem moradores. Para evitar novos problemas, foi colocada uma lona sobre a área atingida, a fim de se evitarem infiltrações, já que o solo está muito encharcado.
O tenente informou ainda que está chovendo muito em Juiz de Fora nos últimos dias, com muitos chamados, embora a ocorrência de vulto até agora tenha sido a do Bairro São Mateus.