A disciplina ensino religioso pode passar a ser obrigatória nas escolas de ensino fundamental da rede pública de Belo Horizonte. Na tarde desta quinta-feira, vereadores aprovaram a proposta em segundo turno e segue para sanção ou veto do prefeito Marcio Lacerda (PSB).
O Projeto de Lei (PL) 1642/15 que inclui o ensino religioso na grade curricular do ensino fundamental da rede pública é do o vereador Vilmo Gomes (PSB). Segundo ele, a medida vai estimular o tratamento de questões éticas nas escolas, propiciando uma formação mais complexa das juventudes.
Conforme o texto, “a disciplina deve ainda incorporar princípios calcados no respeito à diversidade religiosa e à tolerância, bem como na promoção da solidariedade, da autonomia e da cultura da paz.”
Deverá, ainda, conforme o PL, ser ministrada por profissionais capacitados, com formação superior nas áreas de sociologia, filosofia, história, teologia ou em áreas do conhecimento que já constituam disciplinas obrigatórias do ensino fundamental.