Integrantes da força-tarefa criada sexta-feira pelo estado para enfrentar o período chuvoso se reunirão pela primeira vez, às 10h de hoje, na Cidade Administrativa. Os temporais neste ano já mataram 13 pessoas, deixaram duas desaparecidas, feriram outras 21 e desalojaram 2.136. Vinte e cinco cidades foram afetadas pela força d’água, das quais 10 decretaram situação de emergência.
Leia Mais
Lixo jogado nas ruas pela população de BH provoca enchentes e destruiçãoRodovia destruída pela chuva em Ribeirão das Neves será reaberta até sexta-feiraBuscas por criança desaparecida em Ribeirão das Neves entram no quinto diaBelo Horizonte decreta situação de emergência por causa das chuvas intensasRio Paraopeba transborda e alaga casas na Zona da MataCratera engole caminhão em Ribeirão das NevesMinas Gerais terá plantão de 24 horas contra a devastação causada pelas chuvasChega a 14 o número de mortos durante o período chuvoso em MinasEquipes da força-tarefa vão ficar de prontidão para o caso de necessidade de deslocamento imediato. Em caso de desastres, os profissionais vão auxiliar prefeituras no atendimento emergencial aos cidadãos. O grupo atuará tanto na prevenção quanto na mitigação de riscos. Na hipótese de chuvas fortes, as cidades vão receber alertas via SMS.
Uma das missões é garantir a assistência às vítimas por meio do chamado atendimento humanitário. A Cedec conta com 15 depósitos espalhados pelo estado com cestas básicas, produtos de higiene pessoal, colchões e cobertores.
O grupo foi criado por decreto e, segundo justificou o governador Fernando Pimentel na sexta-feira, o estado está “fazendo um trabalho de prevenção bem articulado, regionalizando as ações, ajudando os municípios nas ações de defesa civil”. Pimentel vai presidir a primeira reunião do grupo.
A Cedec, se preciso, vai auxiliar as prefeituras na homologação e no reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública, condições para que os municípios possam receber ajuda financeira da União e estado e adquirir serviços e produtos sem obrigatoriedade de licitação.
.