Jornal Estado de Minas

Funcionários do Hospital da Baleia fazem paralisação

Funcionários do Hospital da Baleia, no Bairro Saudade, Região Leste de Belo Horizonte, estão em paralisação na manhã desta terça-feira. O protesto deve continuar nos próximos dias.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de BH e Região (Sindeess), o hospital não pagou a primeira parcela do 13º salário e mais de 400 trabalhadores serão demitidos ainda em dezembro.

Nesta manhã, funcionários participaram de uma assembleia e decidiram paralisar os trabalhos durante todo o período da manhã nos próximos dias.

O presidente do sindicato, José Maria Pereira, informou que eles devem se reunir com representantes do hospital ainda no fim da manhã para discutir a situação. Após o encontro, haverá uma nova assembleia para que os funcionários decidam se vão manter a paralisação ao longo desta terça ou voltar ao trabalho. Pereira disse que a escala mínima será mantida durante a paralisação. Na quinta-feira, haverá uma rodada de negociações entre as partes no Ministério Público do Trabalho.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital da Baleia, é a segunda parcela do 13º salário, que seria paga hoje, que está atrasada.
As demissões ainda não foram confirmadas. Leia, na íntegra, a nota divulgada pela instituição:

“A Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia informa que, conforme noticiado semana passada, a instituição está passando por uma grave crise financeira. Infelizmente, a 2ª parcela do 13º não será paga hoje. Todos os esforços estão sendo feitos para regularizar a situação. Em relação às readequações do hospital, as negociações com o sindicato ainda estão em andamento.”.