Moradores e comerciantes de Pouso Alegre, na Região Sul de Minas Gerais, passaram a terça-feira contando os prejuízos, além de limpar imóveis atingidos por um forte temporal na noite de segunda-feira. Em aproximadamente 20 minutos, a cidade recebeu 65 milímetros de água, o que é considerado forte. O volume era estimado para 10 dias, segundo a Defesa Civil municipal. Mesmo com pouco tempo, ao menos 10 bairros ficaram alagados.
O temporal começou por volta das 22h. As bocas de lobo entupiram e fizeram a água subir. As ruas Comendador José Garcia e Monsenhor Dutra foram as mais atingidas, segundo a Prefeitura. A área foi alagada e vários comércios atingidos. Alguns empresários perderam produtos. A falta de educação de alguns moradores pode ser uma das causas dos alagamentos. De acordo com a administração municipal, vários sacos de lixo foram arrastados.
Em alguns pontos da cidade, a água chegou a atingir aproximadamente um metro de altura, segundo os moradores. Mesmo assim, ninguém ficou ferido. De acordo com a Prefeitura, não foram registradas ocorrências de deslizamentos e desabamentos. Desde a noite de segunda-feira, caminhões da Prefeitura fazem a limpeza das ruas. Foram retirados lixos e lama das vias. Um caminhão-pipa ajudou a limpar o asfalto.
Os problemas em decorrência da chuva já estão virando rotina na vida dos moradores da cidade. Em menos de 15 dias, esse é o segundo alagamento registrado no município. Em 9 de dezembro, as mesmas ruas foram alagadas.