O verão está de volta nesta quarta-feira, a partir das 7h44, porém, nesta edição a estação mais quente do ano terá um clima mais ameno. A previsão é do Centro de Meteorologia da Cemig, que aponta para o período chuvas intermitentes com aumentos esporádicos de temperatura entre as precipitações. Há pouca possibilidade de granizo.
Outra característica dessa estação é a duração mais longa dos dias. O meteorologista Ruany Gomes Xavier, da Cemig, explica que as causas do clima mais ameno no período são as condições próximas à neutralidade do fenômeno La Niña.
“As temperaturas da superfície equatorial do Oceano Pacífico central e oriental estarão ligeiramente abaixo da sua média histórica, próximas a sua normalidade, criando as condições de temperatura sem influências externas, ou seja, não há previsão de calor e seca excessivos para o período, como ocorreu nos últimos anos”, destaca Ruany Xavier.
Leia Mais
Belo-horizontinos invadem praças em busca de refresco nas noites quentes de verãoBombeiros registram sete quedas de árvores e quatro alagamentos durante chuva na Grande BHGrande BH terá clima mais ameno nesta quarta-feiraApesar do calor intenso, deve chover nesta terça-feira na Grande BHFim de semana será de céu ensolarado na Grande BHGrande BH terá céu claro e sol entre nuves nesta terça-feiraTemperaturas sobem na Grande BH a partir desta segunda-feira Este senhor tem tarefa importante nesta madrugada; que ele repete há 30 anosTemperaturas sobem na Grande BH nesta sexta-feira e no fim de semanaCéu permanece nublado nesta quinta-feira em BHSegunda-feira será de tempo nublado, mas sem chuva em BHNa Região Metropolitana de Belo Horizonte, espera-se que as chuvas fiquem próximas à situação normal para o período entre dezembro e fevereiro.
Redução do consumo de energia no verão
Alguns hábitos simples podem ser adotados no verão e, no fim do mês, reduzir a conta de energia, ajudando ainda na recuperação dos reservatórios em todo o país.
Uma dessas medidas é a mudança da chave de temperatura do chuveiro no verão, já que o equipamento é um dos que mais consome energia, devido à sua alta potência. Com a alteração de sua temperatura de “inverno” para “verão”, a potência é reduzida em 30%, com economia no consumo residencial de até 10% no fim do mês.
E, como os dias são longos durante a estação, a iluminação natural permite diminuir o uso de lâmpadas elétricas..