Vem chegando o verão e os mineiros já podem preparar tanto o guarda-chuva quanto o protetor solar. O meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta que a previsão para a estação que começa é de temperaturas elevadas e pancadas de chuva no estado, já a partir da virada do ano.
Leia Mais
Minas Gerais terá plantão de 24 horas contra a devastação causada pelas chuvasChuvas preocupam o Corpo de Bombeiros nas regiões Central e Campo das VertentesPessoas não conseguem identificar os riscos durante chuvas, diz especialistaCalor permanece durante a semana na Grande BH e nas demais regiõesFim de semana será de céu ensolarado na Grande BHGrande BH volta a ter céu nublado nesta quarta-feiraGrande BH terá céu claro e sol entre nuves nesta terça-feira"Praia da Estação" lota neste sábado de verão em BHMeteorologia prevê virada do ano sem chuvas na Grande BHDefesa Civil sugere uso de painéis de LED para alertar moradores contra enchentes em BHPeríodo chuvoso gera plano de emergência para bacia do Rio DoceChuva alivia calor em Belo Horizonte e provoca queda de árvores neste domingo de NatalNatal será sem chuva em Belo Horizonte, diz InmetCom chuvas um pouco acima da média em novembro, dezembro trouxe precipitações antecipadas. “Até o momento, foram registrados 216,5 milímetros (mm) de chuvas na capital mineira, sendo que até o fim do mês a previsão é de atingir 319,4mm”, diz Ladeia. Já para janeiro, a média esperada é de 296mm, seguindo com 188,4mm em fevereiro e 163,6mm em março, segundo a média da climatologia. “Verão chuvoso, com altas temperaturas e temporais que podem causar problemas urbanos. Por outro lado, poderá beneficiar a agricultura e os reservatórios de água”, aponta.
Segundo Ladeia, os três primeiros dias da estação terão o índice de chuva reduzida.
Em Belo Horizonte, o tempo deve seguir parcialmente nublado, com temperaturas entre 17 e 30 graus. O dia amanhece, com a umidade relativa do ar próxima de 85%. Porém, na parte da tarde, o clima fica seco e o percentual pode chegar a 40%. No fim de semana de Natal, há previsão de chuva.
ALAGAMENTO Ontem, moradores e comerciantes de Pouso Alegre, na Região Sul de Minas Gerais, passaram o dia contando os prejuízos e limpando imóveis atingidos por um forte temporal na noite de segunda-feira. Em aproximadamente 20 minutos, a cidade recebeu 65mm de água, volume estimado para 10 dias, segundo a Defesa Civil municipal.