O Papa Francisco nomeou o monsenhor Geovane Luís da Silva e o monsenhor Otacílio Francisco Ferreira Lacerda, como bispos auxiliares para a Arquidiocese de Belo Horizonte. O anúncio da nomeação, nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, foi recebido com muita alegria e gratidão pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom João Justino e dom Edson Oriolo.
"Agradeço ao Papa Francisco e ao Núncio Apostólico, pela delicadeza na acolhida do pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte: os dois bispos auxiliares nomeados para as grandes e importantes tarefas missionárias e evangelizadoras de nossa Igreja. Estou certo que serão recebidos com muito apreço por todas as nossas comunidades de fé", disse dom Walmor.
Monsenhor Geovane Luís da Silva é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), e o monsenhor Otacílio Francisco é pároco da Paróquia Santo Antônio em Gopoúva (SP).
Monsenhor Geovane Luís da Silva
Padre Geovane nasceu em Barbacena (MG), em 21 de junho de 1971. Atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Cursou filosofia e teologia no Seminário São José, em Mariana (MG), e foi ordenado presbítero no dia 21 de junho de 1997, em Carandaí (MG). É mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática, e pós-graduado em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Padre Geovane também é membro do Colégio de Consultores e promotor de justiça no processo de beatificação do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida.
Monsenhor Otacílio Francisco Ferreira Lacerda
Nascido em Palma (MG), em 17 de novembro de 1960, padre Otacílio é pároco da Paróquia Santo Antônio, em Gopoúva - Diocese de Guarulhos (SP). Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo. Em 1996, formou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Presidente do projeto missionário Norte 1 e Sul 1, é assessor das pastorais Operária e da Juventude; Superintendente da Cáritas Diocesana e representante dos presbíteros de 2003 a 2010. Atualmente, é membro do Conselho Presbiteral, vice-ecônomo da diocese, e coordenador diocesano de pastoral.