Jornal Estado de Minas

Rodovia da Grande BH é reaberta com pista provisória após ficar 10 dias fechada

- Foto: Jair Amaral/EMTrânsito liberado na manhã deste sábado na LMG-806, estrada que liga Belo Horizonte a Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A interdição do trânsito ocorreu por causa do rompimento de uma galeria de água pluvial, no último dia 14, que provocou uma cratera e dividiu a estrada em duas na altura do quilômetro 5 da estrada.

Os estragos ocorreram após uma forte chuva que atingiu a região. Um caminhão que passava na hora caiu em um buraco de 10 metros de profundidade. No acidente, três pessoas morreram e uma criança continua desaparecida. O motorista sobreviveu e contou que os passageiros eram pessoas para os quais ele havia dado carona.

A reabertura foi possível hoje, às 5h, após obras para construção de uma pista estreita, de mão dupla, que vai funcionar provisoriamente. Na próxima terça-feira, as obras serão retomadas para fechamento total do buraco.

Funcionários do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) trabalhavam no local hoje para orientar o trânsito, que já era intenso nas primeiras horas da manhã.


A retomada do fluxo foi comemorada por motoristas, usuários do transporte público e moradores da região. “Essa pista é muito importante para nosso acesso. Ficamos muito prejudicados com esse fechamento porque com o desvio do transporte público, o número de ônibus ficou reduzido e o caminho pela BR-040, no sentido Belo Horizonte era muito mais longo”, afirmou a doméstica Magna Vieira, de 53 anos.

Segundo ela, moradores da região estava fazendo o trajeto entre os bairros Justinópolis e Monte Verde a pé, inclusive idosos. .