Jornal Estado de Minas

Com dois anos de atraso, Terminal Move Bernardo Monteiro será entregue


Depois de dois anos de atraso, o Terminal Move Metropolitano Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste de BH, finalmente será entregue. As obras devem ser concluídas até a próxima semana. O terminal, que custou R$ 11,5 milhões, vai atender a 3,8 mil passageiros por dia em horários de pico. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) enviou o pedido de licença de operação para o local. A solicitação está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

A obra começou em abril de 2014 e tinha previsão inicial para ser entregue em 2015. Porém, sofreu atrasos. O terminal está num espaço de 7.200 metros quadrados.
A obra é uma das mais demoradas do sistema BRT de Belo Horizonte. Para se ter uma ideia da delonga, o BRT/Move do Centro foi concluído em 655 dias.

Em 2015, a obra foi paralisada com 10% concluída. Na época, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), responsável pelas intervenções, não informou o motivo da suspensão. A retomada só aconteceu em julho do mesmo ano.

Por meio de nota, a Setop informou que o terminal entra em operação até o fim deste mês. “As obras da Estação está praticamente concluída, sendo executado apenas pequenos ajuste finais”, completou. A estação Bernardo Monteiro irá atender os passageiros originários das linhas troncais do MOVE Metropolitano, dos terminais Morro Alto, São Benedito, Justinópolis, Vilarinho e São Gabriel, com destino à área hospitalar de Belo Horizonte.
.