Depois de dias quentes e de estiagem, Belo Horizonte volta a conviver com temporal neste domingo de Natal. Bastou pouco tempo de pancadas de chuva, para levar transtornos e prejuízos aos moradores. Árvores caíram sobre veículo e milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica em diferentes bairros. Em Venda Nova foram registradas ocorrências de granizo. Por outro lado, a precipitação trouxe um pouco de alívio no calor. A temperatura máxima na cidade está há quatro dias acima de 30ºC. Além disso, a baixa umidade do ar ajuda a deixar ainda mais quente.
As pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento provocaram quedas de árvores em diferentes pontos da cidade. No Bairro Saudade, na Região Leste, o tronco caiu sobre alguns veículos na Rua Itapurã, na esquina com Rua Padre Júlio Matia. Não há informações sobre vítimas. Uma viatura do Corpo de Bombeiros segue para o local.
Veículos também foram atingidos por uma árvore no Bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte, na Rua Rita Ferreira. Em outro ponto do bairoo, na Rua Apolo com Costa Sena, um poste foi atingido por um tronco e caiu. Os bombeiros atendem ocorrências de quedas de árvores no Bairro Castanheira, na Região do Barreiro, no Bairro Alto Vera Cruz, e no Taquaril, ambas na Região Leste.
A chuva forte e de curta duração também provocou quedas de energia em diversos pontos da cidade. Segundo a Cemig, consumidores estão sem luz nos Bairros Santa Inês e Nova Vista, na Região Leste, no Bairro São Luiz e Alípio de Melo, na Região da Pampulha, nos bairros Jardim Atlântico e Nova Canaã, em Venda Nova, e Jardim Inconfidência. Equipes da Companhia já estão na rua para resolver a situação. A previsão é que o serviço seja normalizado até o início da noite. Na Avenida Pedro I, a falta de energia fez com que semáforos ficassem em flash. A situação provocou transtornos no trânsito. Motoristas confusos tentavam atravessar cruzamentos. Por isso, lentidão foi registrada no trecho, próximo a estação do Move da Pampulha.
A chuva ajudou a aliviar o calor na capital mineira. Por meio das redes sociais, os internautas comentaram o clima quente. “BH está quente d+”, disse Ariele Ribeiro. “Está muito calor bicho. Eu quero uma praia em BH”, comentou Luma. “O clima de BH está muito louco. Em um dia faz friozinho, no outro um calor de morte de dia, muito quente de noite e vento frio”, completou outra internauta.
As temperaturas estão altas em Belo Horizonte desde a última quarta-feira, quando começou o verão. Neste domingo, a máxima atingiu 32,7ºC no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul. A mínima foi de 18,4ºC. Nesse sábado, os termômetros marcaram 32,8ºC. A mínima também foi alta, 18,2ºC. Outra preocupação é com a umidade relativa do ar. Hoje, ela ficou em 31%. O valor está no limite do considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A previsão é de chuva para esta segunda-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu deve ficar nublado com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura máxima deve continuar acima de 31ºC. Previsão de temporais também para outras regiões de Minas Gerais, como Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Grande BH
O temporal também provocou estragos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Ribeirão das Neves, a parede do 2º pavimento de uma casa caiu no quintal. O imóvel fica na Rua Corcovado, no Bairro Botafogo. Segundo os militares, ninguém ficou ferido na ocorrência.