Moradores de Belo Horizonte podem se preparar para mais um dia com chuva nesta segunda-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta no início da tarde para a possibilidade de pancadas isoladas até a noite. O acumulado deve ser de 20 a 30 milímetros. Raios e descargas elétricas também estão previstos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas devem ser de curta duração e com mais possibilidade de acontecerem durante a tarde. “Serão chuvas de caráter ocasional, pancadas rápidas. O tempo vai ficar parcialmente nublado a nublado. É a combinação de calor com a alta umidade característico do verão”, explicou o meteorologista Luiz Ladeia.
Uma das explicações é rápida evaporação. “Nós tivemos a umidade durante a manhã de 80%. Durante a tarde está caindo, nos últimos dias, para aproximadamente 40%. Essa forte evaporação é que ocasiona as pancadas de chuva. Já estamos tendo descargas elétricas próximas a Belo Horizonte, como em Ouro Preto. Esse sistema se aproxima da cidade”, completou o especialista.
A previsão de chuva vai se estender por toda a semana. Serão pancadas rápidas. As regiões Sul, Zona da Mata, Oeste e Noroeste, também devem ter precipitações. A temperatura na capital mineira vai continuar alta, acima dos 30ºC nos próximos dias.
Nesse domingo, mesmo recebendo uma chuva rápida, Belo Horizonte teve transtornos. Árvores caíram sobre veículos e milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica em diferentes bairros. Em Venda Nova foram registradas ocorrências de granizo.
Para evitar acidentes, a Comdec recomenda aos moradores que evitem áreas de inundação, não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. O volume de água pode alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Outro cuidado deve ser com as árvores, que podem cair durante a chuva. Famílias que moram em encostas e morros devem ficar atentos com movimentações de terrenos.