Jornal Estado de Minas

Bombeiros dão dicas para evitar acidentes em trilhas, rios e cachoeiras

Em dias de férias e muito calor, os rios, cachoeiras e trilhas espalhados pelo estado tornam-se uma excelente opção de passeio e levam famílias inteiras para conhecer a exuberâncias das paisagens de Minas Gerais. Mas o aumento do fluxo de pessoas por estes circuitos turísticos também acende um alerta para o risco de acidentes. Para aproveitar ao máximo o passeio, o Corpo de Bombeiros dá dicas que podem ajudar a fugir do perigo.

Uma das principais preocupações nesta época do ano é o aumento do número de pessoas que frequentam rios e cachoeiras. Embora sejam um refúgio em dias quentes, estas são áreas que demandam cuidado para evitar quedas e afogamento. Segundo os bombeiros, é fundamental ficar atento ao nível dos rios, já que com a incidência de chuva, o volume de água pode se elevar rapidamente, aumentando a chance de banhistas serem levados pela correnteza. Aventureiros também devem tomar muito cuidado com pedras escorregadias e só mergulhar depois de verificar a profundidade do local.

Outra dica é evitar águas muito geladas, pois elas podem provocar câimbras nas pernas. Se o local em que o banhista estiver for profundo, isso pode aumentar o risco de afogamento. Brincadeiras como empurrar colegas na água também não são boa ideia, pois colocam sob ameaça a vida do outro Além disso, bebidas alcoólicas ou qualquer outra substância entorpecente ampliam as chances de acidentes em locais com água, por isso é essencial evitar o uso durante este tipo de passeio.

Para quem vai levar toda a família para um passeio ao ar livre, cuidado nunca é demais, principalmente quando há crianças.
Os militares lembram que elas são curiosas e não têm noção de perigo. Por isso, não as perca de vista.

.