Militares do Corpo de Bombeiros realizam buscas desde o início da tarde deste sábado à procura de um homem que desapareceu nas águas do Rio Paraopeba, na cidade de Moeda, Região Central de Minas.
As altas temperaturas neste verão e o aumento do fluxo de pessoas em rios e cachoeiras do estado acende o alerta para acidentes como o ocorrido em Moeda. Os bombeiros orientam que, embora sejam um refúgio em dias quentes, estas são áreas que demandam cuidado para evitar quedas e afogamentos. Segundo a corporação, é fundamental ficar atento ao nível dos rios, já que com a incidência de chuva, o volume de água pode se elevar rapidamente, aumentando a chance de banhistas serem levados pela correnteza. Aventureiros também devem tomar muito cuidado com pedras escorregadias e só mergulhar depois de verificar a profundidade do local.
Outra dica é evitar águas muito geladas, pois elas podem provocar câimbras nas pernas. Se o local em que o banhista estiver for profundo, isso pode aumentar o risco de afogamento.