Janeiro nem bem entrou na avenida e o designer gráfico Nathan Barbosa, de 20 anos, já sambou na cara da sociedade. Foi dele a ideia de colocar no ar uma lista colaborativa com os ensaios dos blocos do carnaval de Belo Horizonte, a dois meses da folia momesca oficial.
Em menos de 24 horas, apenas a partir do perfil pessoal de Nathan, os compartilhamentos já passavam de 620. O link avulso, é claro, ganhou o Whatsapp, para criar vida própria e escapar a qualquer tentativa racional de mensuração (como deve ser um bom carnaval, aliás).
O material é construído em rede, a partir de uma planilha do Google Docs. E qualquer pessoa pode participar. "Fiz com muito medo de dar errado, mas me surpreendi quando vi que as pessoas se engajaram. Elas completam a lista até mesmo com ensaios de blocos independentes e complementam informações como as páginas dos eventos no Facebook", conta o jovem, cujos blocos favoritos são Garotas Solteiras, Corte Devassa e Então, Brilha!
Para Nathan, que não troca o carnaval de BH por nenhum outro desde 2013, a ideia surgiu sem pretensões: "Eu tinha visto que alguém fez isso no ano passado, mas o deste ano estava demorando. Vi que uma amiga fez uma lista com alguns blocos no perfil dela e resolvi organizar e abrir à edição colaborativa, a princípio como algo que imaginei interessar apenas aos meus amigos".
Para evitar as temidas trolladas dos famosos espíritos de porco da internet (até quando?), Nathan recorreu ao bom e velho backup: "Eu monitoro e faço downloads dos dados. Se alguém estragar a brincadeira, com alguma atualização de mau gosto, restauro a versão anterior". Você encontra aqui a lista colaborativa com os ensaios dos blocos de carnaval de BH.
Festa em expansão
O carnaval do ano passado movimentou 2 milhões de foliões em 250 blocos, de acordo com a Polícia Militar. A festa gerou R$ 54,7 milhões para o município, 233,5% a mais do que a folia de 2015, que gerou R$ 16,4 milhões. O número de visitantes no evento também aumentou 124,1%, de 42.905, em 2015, para 96.144, em 2016. Esses números são da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais em parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).