Segundo o Tempo Clima da PUC Minas, o calor e a umidade contribuem para a formação de nuvens que podem provocar pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento em torno de 50 quilômetros por hora. O volume de água estimado é entre 20 e 30 milímetros. O alerta é válido até às 23h de hoje.
“A tendência é que o calor continue. A temperatura da semana vai ficar próxima dos 32°C até quinta feira, quando a previsão é de pancadas de chuvas de moderadas a fortes na Região Central”, diz o meteorologista Claudemir Félix. Na próxima sexta-feira uma frente fria vinda do Sul do Brasil chegará a regiões Sul e Central de Minas Gerais, o que deve ocasionar chuvas mais fortes. Essa situação pode contribuir para diminuição da temperatura em até dois graus no próximo fim de semana.
Até a primeira quinzena de janeiro o tempo deve permanecer o mesmo em grande parte do estado, quente e com pancadas de chuva no fim da tarde e início da noite. Próximo do dia 11 deste mês, as chuvas serão mais continuas e com volume mais significativo, segundo previsão dos meteorologistas.