O número de radares controladores de velocidade nas rodovias mineiras chega a 143. Mais dez aparelhos foram instalados em estradas em diferentes regiões do estado. Eles funcionam em modo educativo até a próxima terça-feira, quando passam a multar os motoristas infratores. Outros quatro equipamentos móveis também estão sendo usados e podem ser transportados para diferentes trechos.
Os equipamentos fazem parte do conjutno de 240 radares que estavam parados havia dois anos e estão voltando a funcionar gradativamente desde 11 de outubro deste ano. Outros 153 serão instalados, totalizando 393 equipamentos, o que representa aumento de 63,7% sobre o total de aparelhos em operação em 2014. Foram investidos R$ 77,69 milhões no contrato dos radares, pelo período de 30 meses.
Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) os equipamentos vão contribuir para a segurança do trânsito. O órgão recomenda que os condutores respeitem a sinalização e os limites de velocidades específicos de cada rodovia.