Ele foi preso por uma equipe da Policia Civil de Montes Claros em um hotel de luxo na cidade do litoral baiano, na tarde desta quinta-feira e, nesta sexta-feira, deverá ser transferido para a cidade do Norte de Minas. Em julho de 2012, Garrincha foi preso em Brasília, onde ficou conhecido por furtar residências de luxo nos lagos Sul e Norte. Depois de cumprir pena na capital federal, ele foi solto.
Recentemente, Garrincha furtou joias e outros objetos de valor em duas casas no Bairro Todos Santos, área de classe média em Montes Claros. De acordo com informações da policia, ele teria levado cerca de R$ 1,7 milhão das duas residências.
Depois dos roubos na cidade do Norte de Minas, Garrincha voltou ao Distrito Federal, onde passou a ser monitorado pela Policia Civil de Montes Claros. Os policiais mineiros, com o apoio de agentes baianos, prenderam o criminoso em Porto Seguro, nesta quinta-feira. A prisão foi comandada pelo delegado Herivelton Ruas, da Delegacia de Investigações Especiais de Montes Claros, e contou com a participação de 11 policiais.
De acordo com o delegado Renato Nunes Henriques, chefe do 11º Departamento de Policia Civil de Montes Claros, Garrincha foi cercado e preso dentro de um hotel de luxo e não resistiu à prisão. Ainda conforme o delegado, com Garrincha foram encontradas joias, outros objetos e um veículo Kia Sportage, usado nos crimes.