Moradores de Belo Horizonte devem se preparar para não ser surpreendido pela chuva. Apesar do tempo claro durante a amanhã e início da tarde, a previsão é de temporais de curta duração nesta sexta-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a possibilidade de precipitações com volume de água entre 20 a 40 milímetros até 23h. Pode ocorrer queda de granizo como nessa quinta-feira. Na Região Sul de Minas Gerais, a previsão é de chuva forte.
Os temporais estão sendo provocados pela alta temperatura e a evaporação. “Em função do aquecimento durante o dia, temos uma forte evaporação da umidade presente no solo. Por isso, nuves se formam e provocam essas chuvas rápidas”, explicou Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Não está descartado a queda de granizo, como que aconteceu nessa quinta-feira em algumas regiões da capital mineira. O temporal provocou transtornos para moradores. Um alagamento se formou na marginal do Anel Rodoviário, no Bairro Betânia, na Região Oeste, e deixou o trânsito lento. “O granizo também deve acontecer de forma localizada. Se tivesse caído de maneira uniforme, em vários pontos da cidade, hoje estava descartado. Mas como não foi, podemos ter ocorrências”, disse Ladeia. O tempo deve permanecer nesta situação até a próxima segunda-feira.
Uma atenção especial deve ter os moradores do Sul de Minas. “Temos um aviso especial para a parte Sul. Temos um sistema atuando na região que pode ocasionar pancadas de chuva com mais intensidade a partir desta sexta-feira até a noite de sábado”, comentou o meteorologista. Cidades do Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro, também poder ter precipitações.
Calor continua
Mesmo com chuvas no fim dos dias, moradores de Belo Horizonte continuam sofrendo com o calor.