Cinco presos fogem de cadeia em Minas armados

A fuga aconteceu na tarde deste sábado em Jacinto, no Nordeste de Minas. Os presos estão sendo procurados em um matagal, a 15 quilômetros da cadeia

Iracema Amaral
Vinte policiais estão à procura na noite deste sábado de cinco detentos foragidos da cadeia de Jacinto, no Nordeste de Minas.
De acordo com com informações da Polícia Militar, cinco condenados por crimes de roubo, assassinato e estupro fugiram na tarde de hoje de uma cela por meio de um artifício chamado de "cavalo doido". Esse jargão é usado entre presos no momento em que as celas são abertas para viabilizar a fuga. O método consiste em sair em disparada em direção ao alvo escolhido, dando socos e chutes para, em seguida, conseguir escapar.

Também de acordo com a Polícia Militar (PM), o "cavalo doido" deste sábado aconteceu por volta das 15 horas, quando dois agentes penitenciários - responsáveis pelo controle de 62 presos, lotação hoje da cadeia de Jacinto-, para retirar "um preso de bom comportamento" para fazer faxina nos corredores e espaços coletivos da cadeia.

Neste momento, segundo a PM, os cinco detentos correram em direção aos dois penitenciários e partiram para a agressão física. Eles renderam os agentes , que foram trancados na cela com os outros sete presos que não quiseram fugir.

Os cinco presos também pegaram dos agentes penitenciários, além das chaves da cadeia, a chave da intendência, onde fica guardada o armamento.No local, eles furtaram quatro armas: três revólveres 38 e uma pistola .40.

O carro que os presos roubaram - uma Parati que trafegava próximo ao local da fuga, com um casal -, já foi localizado pela Polícia Militar a 15 quilômetros da cadeia, na BR -367, que dá acesso às BRs 116 e 101. Na proximidade existe um matagal, onde a polícia concentra a busca dos foragidos na noite deste sábado.

De acordo com a PM, fugiram da cadeia José Guilherme Ferreira Sousa, condenado por roubo; Averaldo Pinheiro (homicídio); Antônio Lúcio Porto de Sousa (estupro), Jandeson Pereira santos (roubo); e Weber Ferreira (estupro)..