Também de acordo com a Polícia Militar (PM), o "cavalo doido" deste sábado aconteceu por volta das 15 horas, quando dois agentes penitenciários - responsáveis pelo controle de 62 presos, lotação hoje da cadeia de Jacinto-, para retirar "um preso de bom comportamento" para fazer faxina nos corredores e espaços coletivos da cadeia.
Neste momento, segundo a PM, os cinco detentos correram em direção aos dois penitenciários e partiram para a agressão física. Eles renderam os agentes , que foram trancados na cela com os outros sete presos que não quiseram fugir.
Os cinco presos também pegaram dos agentes penitenciários, além das chaves da cadeia, a chave da intendência, onde fica guardada o armamento.No local, eles furtaram quatro armas: três revólveres 38 e uma pistola .40.
O carro que os presos roubaram - uma Parati que trafegava próximo ao local da fuga, com um casal -, já foi localizado pela Polícia Militar a 15 quilômetros da cadeia, na BR -367, que dá acesso às BRs 116 e 101. Na proximidade existe um matagal, onde a polícia concentra a busca dos foragidos na noite deste sábado.
De acordo com a PM, fugiram da cadeia José Guilherme Ferreira Sousa, condenado por roubo; Averaldo Pinheiro (homicídio); Antônio Lúcio Porto de Sousa (estupro), Jandeson Pereira santos (roubo); e Weber Ferreira (estupro)..