Ele se especializou em furtar casas de luxo, com a habilidade de desarmar alarmes e abrir cofres.
Garrincha foi preso por uma equipe da Polícia Civil de Montes Claros em um hotel de luxo, em frente à praia da Taperapuã, uma das mais badaladas de Porto Seguro, na quinta-feira passada. De acordo com o delegado Herivelton Ruas, que comandou a ação policial, ele estava em companhia de familiares (da mulher, de um filho, de um cunhado e uma cunhada), como um trabalhador comum em férias. O criminoso já vinha sendo monitorado pela Polícia Civil. "Ele realmente tornou-se um profissional do roubo, especializando-se em desarmar alarmes e abrir cofres", afirma Ruas.
Segundo Herivelton Ruas, Garrincha tem características peculiares: primeiro observava as suas futuras vitimas, roubava somente joias, evitando carregar objetos maiores como eletrodomésticos e escolheu a manhã de domingo como o horário ideal para praticar os furtos. "Ele alega que domingo de manhã é o período em que, normalmente, as pessoas de maior poder aquisitivo não ficam em casa, indo para o clube ou um sítio", contou o policial.
Garrincha nasceu em Montes Claros e, ainda na adolescência, mudou-se para Brasilia. Foi quando começou a praticar os furtos a casas de alto padrão no Lago Sul. Segundo o delegado Herivelton Ruas, o "especialista" responde a 34 inquéritos por furtos na capital federal e já foi preso várias vezes. Foi detido pela última vez em julho de 2012 e cumpriu pena por um ano e sete meses. Em liberdade condicional, acabou voltando a praticar os roubos.
Retornou a Montes Claros, onde, em 18 de setembro de 2016, com ajuda de uma mulher, entrou em uma casa no Bairro Todos Santos (área de classe média alta) e furtou cerca de R$ 1,5 milhão em joias. Garrincha viajou novamente para Brasilia. Em 9 de outubro, o criminoso retornou à terra natal e cometeu furtos em outras duas casas do Bairro Todos Santos, mas levou objetos de valor menor, em torno de R$ 40 mil das duas residências.
Ainda conforme Herivelton Ruas, Luiz Carlos de Brito revelou que adquiriu dois apartamentos em Brasília. Com ele, também foi apreendido um carro Kia Sportage.
RB
.