Pessoas que aproveitaram a manhã de segunda-feira para fotografar o ponto turístico também registraram, com tristeza, o monte de sujeira. Um caminhão com cinco garis a serviço da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) esteve no local, mas os funcionários eram poucos para o tamanho do serviço.
O cenário incomodou a atendente de loja Jeniffer Ribeiro Neto, de 19 anos, que ontem esteve bem cedo na praça, enquanto aguardava a hora de ir a uma consulta médica na região. “Tive que limpar um lugar no gramado para conseguir sentar. Aproveitei que cheguei mais cedo para o compromisso e fui dar uma olhada na paisagem, mas fiquei assustada”, disse a moradora de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Jeniffer contou que a quantidade de garrafas de bebida indicava que algum evento poderia ter acontecido na noite de domingo na praça, já que o gramado estava todo sujo. “Desse jeito fica complicado, porque quem vai ao ponto turístico pra contemplar a paisagem fica prejudicado. O certo seria oferecer condições de uma boa limpeza tanto para quem vai no fim de semana quanto para quem visita durante a semana”, afirma.
Residente bem perto da Praça do Papa, a conselheira da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, Rute Nigri, informou que a situação está cada vez pior e “complicada”.
VARRIÇÃO Em nota, a SLU informa que a varrição no entorno da Praça do Papa e na parte pavimentada é feita de segunda a sábado, a partir das 8 horas, exceto aos domingos. Os técnicos esclarecem que, de segunda-feira a sábado, além da turma volante, faz a catação dos resíduos lançados indevidamente no gramado. E mais: “No que se refere aos eventos licenciados, os mesmos são atendidos com a instalação de contêineres de 240 litros de acordo com o público previsto. Nos domingos, acontece no local o Programa Brincadeira na Praça, para o qual são instalados seis contêineres de 240 litros. A limpeza na Praça do Papa acontece no período diurno e o aumento dos resíduos se deve ao período de férias escolares. (Colaborou Mateus Parreiras)..