Já é carnaval em Belo Horizonte. Os ensaios de diversos blocos de rua neste fim de semana atraíram foliões da cidade e até de outros estados, como o soteropolitano Valdir Marques da Silva, de 44 anos, que deixou Salvador para curtir a festa na capital mineira. “Familiares que moram em BH me disseram que o carnaval está bom. Resolvi tirar férias e ver como o mineiro faz a folia”, disse o cozinheiro, que ontem acompanhou o ensaio do Pega que Sara, um dos novos blocos da cidade, na Praça da Estação. “É a união de dois grupos de oficinas de músicas, o Pega no piston e o Sopra que sara. Daí o nome: Pega que sara”, contou o trompetista e produtor musical Ygor Rajão, de 30. Ele faz mistério do local e data da saída do bloco: “Não serão divulgados”.
Enquanto os músicos ensaiavam, houve quem se refrescou do calor na fonte. Úrsula Gonçalves da Costa, de 17, colocou uma peruca com longos fios escuros, ajeitou o short e deixou a água molhar o corpo.
O calor também esquentou o ensaio do Baianas Ozadas, num galpão no Bairro Vera Cruz, na Região Leste, onde uma multidão prestigiou os músicos. O bloco, um dos mais organizados da cidade, sairá da Praça da Liberdade, na segunda-feira de carnaval, às 9h. “O belo-horizontino não precisa mais viajar para curtir o carnaval. Pelo contrário, agora turistas é que chegam à cidade. Eu, por exemplo, tenho dois amigos do Rio de Janeiro que virão para cá”, disse Ramon Nabor.
As irmãs Jéssica, de 24, e Talita Nepomuceno, de 21, estão entusiasmadas com a festa neste ano. Neste sábado, elas foram ao ensaio do Baianas Ozadas com a amiga Jéssica Martins, de 31, que se recordou da época em que viajava para outros estados para curtir o carnaval.“A folia em Belo Horizonte cresceu bastante de uns anos para cá. Não há necessidade de viajarmos. A festa, agora, é aqui. A cidade é que recebe turistas”, avaliou Jéssica Martins.
Neste domingo haverá ensaios do “Me beija que sou pagodeiro”, a partir das 15h, na Avenida Francisco Sá, 1.001, no Prado. Também do Garota, eu vou pro Califórnia, às 10h30, na Rua Leopoldo Bian.
Encontro
Para que tudo ocorra bem neste carnaval, a Belotur realiza, amanhã, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, no Centro) um encontro com integrantes dos 320 blocos de rua cadastrados. Segundo a prefeitura, o evento tem o propósito de discutir diversos aspectos, “como a organização da festa, sua sustentabilidade, viabilidade econômica e, claro, o compartilhamento de experiências”. Haverá ainda um debate sobre a economia da festa para ampliar a visão de negócios dos blocos e estimular seu empreendedorismo. .