A partir de fevereiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) vai abrir novas turmas de português para imigrantes, refugiados e portadores de visto humanitário em Belo Horizonte. O curso é de graça e será oferecido no campus I, que fica no Bairro Nova Suíssa, Região Oeste de Belo Horizonte.
A capacitação é um projeto conjunto da Secretaria de Relações Internacionais e da Diretoria de Graduação, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do Cefet.
As aulas serão conduzidas por bolsistas do curso de Letras, alunos de pós-graduação em Estudos de Linguagens e professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, todos acompanhados por especialistas da área de Português como Língua Estrangeira do grupo de pesquisa InforTec.
O Cefet-MG ofereceu uma turma para iniciantes no ano passado. Para o primeiro semestre de 2017, serão ofertadas duas turmas, sendo uma para os alunos que já participaram do curso em 2016 e outra para novos alunos. O grupo pretende atender 40 pessoas, 20 por turma.
Ainda de acordo com o Cefet, o curso busca oferecer uma abordagem comunicativa intercultural, com foco no letramento crítico e na visão de língua como cultura. A capacitação também oferece a possibilidade de contato com o meio acadêmico brasileiro, ampliação dos conhecimentos do imigrante sobre a formação da sociedade brasileira, preparando para a comunicação no mundo do trabalho.
As inscrições serão feitas somente pela internet até 9 de fevereiro. É preciso informar o número da Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) e outros dados pessoais. Para se inscrever, clique aqui. O campus I do Cefet-MG fica na Avenida Amazonas, número 5.253, Bairro Nova Suíssa.