No retorno as aulas em Belo Horizonte a cena se repete. O trânsito fica lento e vários motoristas cometem infrações para deixar os filhos nas escolas. Nesta quarta-feira não foi diferente. Na porta das escolas, carros foram flagrados em filas duplas, carros estacionados em vagas proibidas e em faixas de pedestre. Todas configuram infrações graves ou gravíssimas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Para evitar este tipo de ocorrência, a BHTrans lançou a operação “Na Volta às Aulas, Dê uma Lição de Cidadania”. O objetivo é conscientizar os condutores sobre os riscos aos estudantes.
A BHTrans pretende fazer as ações em 40 escolas de vários bairros da cidade, até 17 de fevereiro.
Junto com a Guarda Municipal e da Polícia Militar, agentes de trânsito entregaram panfletos e orientaram os motoristas que pararam nas proximidades da escola. “Flagramos muitas irregularidades, mas nosso foco foi apenas conscientizar. O foco realmente é na noção de cidadania. Informamos sobre a forma de carregar as crianças corretamente dentro dos veículos, como utilizar cadeirinhas, acento de elevação e cinto de segurança, dependendo das idades delas”, afirmou.
No primeiro dia letivo, os motoristas já puderam sentir a diferença no trânsito. A manhã foi de lentidão em alguns pontos da cidade. Porém, ainda deve piorar. “Já deu para notar uma pequena diferença dos últimos dias, o fluxo já aumentou. Mas, na segunda-feira a situação deve ficar ainda pior”, comentou Luiz Libânio.
A BHTrans dá dicas para motoristas e pedestres terem um trânsito mais seguro.