Chuva de verão, calor de carnaval e todos os ritmos no Reino de Momo. A folia está quente no início de noite deste sábado na Serraria Sousa Pinto, na Praça Rui Barbosa (Estação), Região Centro-Sul de Belo Horizonte. É o pré-carnavalesco Sonoriza, que, pelo segundo ano consecutivo, reúne integrantes de blocos e demais foliões interessados apenas em dançar, cantar e, claro, ver gente bonita e animada.
Desta vez, participam os blocos Tchanzinho Zona Norte, Juventude Bronzeada, Então, Brilha!, Garotas Solteiras e Havayanas Usadas. Segundo a produtora do evento, Caroline de Amar Santos, o objetivo dos blocos é arrecadar dinheiro para alugar equipamentos de som mais potentes e desfilar no carnaval de rua de BH. “Os integrantes dos blocos reclamam que o som, na rua, deixa muito a desejar. A bateria está na frente e quem está atrás não ouve nada. Se tiver que dar uma nota, o som receberia 3 e eles querem atingir 7”, disse a produtora no início da tarde.
Segundo a produtora do Sonoriza, até por volta das 16h, haviam sido vendidos 3,3 mil ingressos. “Nossa expectativa é de receber cerca de 6 mil pessoas até 2h”, afirmou.
MODINHAS A festa já dá uma demonstração do carnaval em BH, que, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, deverá receber cerca de 2,4 milhões de pessoas a partir da abertura oficial, no próximo dia 11. Do lado de fora, os ambulantes faziam a festa vendendo cerveja, refrigerantes, água mineral e outros produtos. Para as meninas, deverá prevalecer a moda de arcos de cabelo floridos e de gatinha, com lantejoulas. “Gosto muito. Adoro carnaval”, comentou uma jovem com um traje em homenagem à pintora mexicana Frida Kahlo e arco com rodas segurando a franja.
Para o ator e bailarino Tiago Gambogi, de 40 anos, é tempo de fazer um “ritual de luz”, com muitas cores, alegria e brilho. Já na entrada, na Avenida dos Andradas, ele dava uma demonstração do entusiasmo. “Saio em todos os blocos. Hoje estou homenageando o Então, Brilha! e o Havayanas Usadas”, disse o ator. Na fantasia, havia de tudo um pouco: boá vermelho, saia dourada, turbante feito de papel de presente, sombra prateada sobre os olhos azuis, dois balões na cintura e uma sandália pendurada no cinto. Para finalizar, rede da embalagem de laranja na barriga. “Adora coisas recicláveis”, brincou o folião.
Programe-se
Domingo
Garota eu vou pro Califórnia
10h30
Rua Leopoldo Bian, Conjunto Califórnia – Região Noroeste
Presente para Iemanjá
17h
Praça de Iemanjá (Avenida Otacílio Negrão de Lima – Pampulha.