As oficinas serão compostas por três horas de aula teórica e três horas de aula prática. Elas serão ministradas pelo artista plástico Leo Piló, especialista em reaproveitamento e uso de materiais não convencionais em suas criações. Para participar da aula prática é obrigatório ter participado da aula teórica. Os encontros vão acontecer em 13,14 e 15 de fevereiro.
De acordo com a Diretora de Planejamento e Economia Criativa da Belotur, Marah Costa, o intuito é destacar os monumentos da cidade estimulando a proteção do patrimônio especialmente no período do Carnaval devido ao grande fluxo de pessoas. Os adereços serão produzidos a partir de resíduos sólidos urbanos para enfeitar as estátuas, bustos, esculturas das ruas e praças. Intervenções semelhantes já ocorreram em Bruxelas na Bélgica, Campinas, São Paulo e Porto Alegre.
- Oficina inaugural (aula teórica): 13 de fevereiro Local: Auditório Belotur - Rua da Bahia, 888, 2º andar – Centro Horário: 18 às 21hs
- Oficina (aula prática) – 14 e 15 de fevereiro Local: Ateliê Centro de Referência da Juventude - Rua Guaicurus, 50 - Centro (Praça da Estação) Horários: Manhã (9 às 12hs), Tarde (14 às 17hs), Noite (18 às 21hs).