A concentração para o protesto começou por volta das 6h em uma praça do bairro. Acompanhados de uma viatura da PM, eles percorreram várias ruas da região, passando também pelo entorno do campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Os moradores reclamam dos assaltos em série e da inseguração na região.
Segundo Alanderson Domingues, morador do bairro desde 19179, a falta de segurança aumentou após a desativação de um batalhão que atuava na região. Ainda segundo o comerciante, de 49 anos, a PM conta, hoje, com apenas um posto policial dentro da estação Move São Gabriel. Ele afirmou que o policiamento é ostensivo na região, o que não é o suficiente para inibir a atuação dos bandidos.
O estudante de veterinária Gabriel Araújo de Oliveira foi baleado na Rua Ilha de Malta, no São Gabriel. A informação repassada à Polícia Militar (PM) é de que ele havia sido baleado por assaltantes. O jovem foi socorrido em uma viatura para o Hospital Risoleta Neves e teve a morte atestada por um médico do local. Ele foi atingido por um disparo no tórax.
O caso é investigado pelo delegado Emerson Morais, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).