As duas cidades registraram, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a morte de um macaco, cada uma, pela doença. Também foi confirmada a morte de um animal na região de Venda Nova, na capital mineira.
Em Contagem, três postos nos bairros Canadá, Fonte Grande e Santa Helena e um no centro da cidade, na rua Bernardo Monteiro, 135, estarão abertos até às 17h para aplicação das doses.
Desde a manhã, centenas de pessoas fizeram uma fila na entrada dos postos para receber a dose.
Durante a semana, 50 mil doses foram enviadas a Contagem. Neste sábado, a expectativa é de aplicação de pelo menos 4,5 mil doses.
O tempo de espera para receber a vacina no posto do Centro é de cerca de 2h30, já que somente 10 funcionários atendem a população (cinco aplicam a vacina e cinco foram deslocados para preencher o cartão de vacinação).
Muitas pessoas que já tomaram as duas doses foram novamente ao posto para se vacinar, o que é desncessário, pois a imunização já está garantida.
Em Betim, no bairro Petrovale, o posto de saúde da rua Peru 191, também vai funcionar até as 17h.
As vacinações estão sendo feitas nas regiões onde os animais foram encontrados mortos e que são consideradas áreas de maior atenção pela Vigilância Sanitária.
No estado já foram notificados 987 casos humanos de febre amarela, com 163 mortes suspeitas e 68 confirmadas.
A reportagem do Estado de Minas conversou com infectologistas e primatologistas para entender a disseminação da doença, que já fez vítimas fatais no estado.
Um vídeo que mostra explicações para o surto da doença foi compartilhado por centenas de pessoas. Para a internauta Lívia Pimenta, as explicações são bastante didáticas e mostram o desequilíbrio do meio ambiente.
Contraindicações da vacina de febre amarela
- Menores de 6 meses
- Idosos acima de 60 anos
- Grávidas
- Mulheres que amamentam crianças até 6 meses
- Pacientes com tratamento de câncer
- Pessoas imunodeprimidas
.