Um dos mais esperados e que reuniu cerca de 6 mil pessoas, segundo a organização, foi o Brókio do Xai-Xai & Bloco da Bartucada, que saiu da Rua Bernardo Guimarães, no Centro, pela Rua Alagoas, até Praça da Boa Viagem. Atrás das baterias da Bartucada de Diamantina, dos estandartes e bonecos gigantes, desceram pessoas fantasiadas, crianças sobre os ombros dos pais e quem só queria sambar e jogar espuma e serpentina para o alto.
Chamou a atenção o grande número de vendedores ambulantes se acumulando na frente do bloco e que deram trabalho para liberar a passagem das ruas para os foliões. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) licenciou 10 mil ambulantes para atuar no carnaval, mas além desse grande contingente, vários clandestinos atuaram nos seus carros e usando isopores e coolers.
Na sexta-feira e no próximo final de semana estão programados 77 blocos, entre eles alguns dos que reúnem mais foliões como o “Mamanavaca” (Santo Antônio), “Diz, que me ama, pô!” (Savassi), “Me Beija que Sou Pagodeiro” (Gutierrez) e “Sagrada Folia” (Sagrada Família).
A semana que antecede o carnaval terá também muitos blocos, sendo um na terça-feira, dois na quarta-feira, quatro na quinta-feira e 1 na sexta-feira que antecede a festa de Momo..