O caso foi registrado ás 22h30. De acordo com a PM, o motorista do coletivo, cuja linha não foi informada, disse que seguia para a Estação São Gabriel quando sete homens interceptaram o veículo. Um deles apontou um revólver 38 contra a cabeça do condutor e mandou ele desembarcar com os passageiros, abrindo todas as portas. Em seguida, eles incendiaram o veículo, que teve perda total. Ainda segundo o motorista, eles disseram que estavam queimando o veículo porque amigos deles estariam sendo maltratados na cadeia, mas não informaram em qual seria.
Conforme a Polícia Militar (PM), o grupo teria fugido em outro coletivo no Bairro Monte Azul, e desceram alguns metros após o embarque, fugindo a pé. Os policiais fizeram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O caso foi registrado na 4ª DP de Venda Nova.
Desde o início deste ano, pelo menos oito coletivos foram alvos de incêndios criminosos em Belo Horizonte. O veículo queimado no Ribeiro de Abreu é o quinto somente em fevereiro. Na Região de Venda Nova, três coletivos foram incendiados, segundo a PM, em represália à morte de um homem que teria envolvimento com o tráfico de drogas. .