A unidade de vacinação na universidade é um dos quatro postos extras que a Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir para reforçar as ações de imunização na cidade.
Apesar de funcionar dentro da UFMG, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o posto de vacinação terá como prioridade estudantes e trabalhadores e para informa que para o restante da população do entorno, os Centros de Saúde da Região da Pampulha mais demandados terão reforço de doses e ampliação de equipes.
Para se vacinar, as pessoas devem levar seus cartões de vacina, além de apresentar documento de identificação com CPF. Gestantes e pessoas com mais de 60 anos devem levar relatório médico que ateste a necessidade da vacinação, conforme preveem critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde está finalizando o processo de contratação dos profissionais que vao trabalhar nos demais postos que serão instalados nas regionais Barreiro, Oeste e Venda Nova. A data de abertura, endereços e horários de funcionamento ainda estão sendo definidos e a localização terá como critério a facilidade do acesso pela população e a intensidade do fluxo de pessoas.
Para o posto da UFMG não foi necessária contratação de profissionais, que serão enviados pela própria secretaria, bem como as doses da vacina. Também haverá reforço de equipes em todo o município, com a contratação de cerca de 90 profissionais, já incluídos os que vão atuar nos postos extras.
A vacina contra a febre amarela está disponível nos 150 Centros de Saúde da capital e também no Serviço de Atenção ao Viajante, localizado na Rua Paraíba, 890, na Savassi. A população pode se vacinar ainda nas unidades conveniadas Sesc Saúde São Francisco, Sesc Tupinambás, Hospital Militar, IPSEMG, e Abertta Saúde. .