Alunos, servidores, trabalhadores terceirizados e visitantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) poderão tomar a vacina contra febre amarela no campus Pampulha, a partir desta quarta-feira, 15, e até sexta-feira, 17. O posto funcionará das 8h às 16h, na sede do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), na Unidade Administrativa 2, que tem saída para a Avenida Abrão Caram.
A unidade de vacinação na universidade é um dos quatro postos extras que a Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir para reforçar as ações de imunização na cidade.
Para se vacinar, as pessoas devem levar seus cartões de vacina, além de apresentar documento de identificação com CPF. Gestantes e pessoas com mais de 60 anos devem levar relatório médico que ateste a necessidade da vacinação, conforme preveem critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde está finalizando o processo de contratação dos profissionais que vao trabalhar nos demais postos que serão instalados nas regionais Barreiro, Oeste e Venda Nova. A data de abertura, endereços e horários de funcionamento ainda estão sendo definidos e a localização terá como critério a facilidade do acesso pela população e a intensidade do fluxo de pessoas.
Para o posto da UFMG não foi necessária contratação de profissionais, que serão enviados pela própria secretaria, bem como as doses da vacina. Também haverá reforço de equipes em todo o município, com a contratação de cerca de 90 profissionais, já incluídos os que vão atuar nos postos extras.
A vacina contra a febre amarela está disponível nos 150 Centros de Saúde da capital e também no Serviço de Atenção ao Viajante, localizado na Rua Paraíba, 890, na Savassi. A população pode se vacinar ainda nas unidades conveniadas Sesc Saúde São Francisco, Sesc Tupinambás, Hospital Militar, IPSEMG, e Abertta Saúde.