As primeiras informações davam conta que a vítima era o dono de um garimpo. No entanto, segundo militares do Destacamento da PM de Coronel Murta, o empresário tem um posto de combustíveis da região e também atua na compra e venda de pedras preciosas. Na noite de quarta-feira, ele fazia uma caminhada pela MG-342 quando foi interceptado por quatro homens em um Chevrolet Ônix preto, no km 336. Armados e encapuzados, eles colocaram a vítima no carro e seguiram até a casa dele, no centro de Coronel Murta.
Eles chegaram a entrar na garagem do imóvel.
Conforme a PM, o empresário foi agredido a coronhadas na cabeça e no rosto e os criminosos chegaram a ligar para a família exigindo R$ 100 mil de resgate. A polícia acredita que eles tenham levado as vítimas para um local onde foi possível ver o cerco montado pela polícia da região, o que os fez desistir do roubo.
Avô e neta foram abandonados em uma área de vegetação, perto de uma torre de televisão, que fica a cerca de 5 quilômetros da usina de reciclagem de lixo de Araçuaí. O homem foi amarrado e a menina foi deixada nas proximidades. Livre, a criança, a criança conseguiu desamarrar o empresário e ambos percorreram uma longa distância até a usina, onde foram socorridos por um vigilante que os levou até o quartel da PM em Araçuaí. Conforme a polícia, a informação é de que não houve pagamento de resgate.
O carro usado pelos criminosos foi incendiado próximo ao local onde as vítimas foram liberadas. A perícia foi acionada. As buscas pelos criminosos continuam, segudo a PM, com apoio dos militares das cidades vizinhas, entre elas Virgem da Lapa, Araçuaí e Itinga, e da Polícia Civil.