A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, no fim da tarde desta quinta-feira, mais oito casos de febre amarela em Minas.
A notificação de casos da doença segue praticamente estável. Desde segunda-feira, apenas quatro novos registros entraram para o balanço da SES. O salto foi de 991 notificações para 995, número desta quinta-feira.
Mais uma cidade mineira foi incluída no balanço da SES por causa da mortes de macacos. Agora, já são oito municípios da região metropolitana com indicativos de óbitos do primata. A última a entrar para a lista foi Juatuba. Ciclistas encontraram o corpo de um mico na comunidade de Jardim da Boa Vista, na zona rural de Juatuba, no domingo.
O animal foi recolhido e encaminhado para a análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O resultado deve sair em aproximadamente 20 dias. A Secretaria Municipal de Saúde informou que não há nenhum caso da doença na cidade e que a vacinação já está reforçada.
Houve mortes de primatas por febre amarela confirmadas em Belo Horizonte, Betim e Contagem. Já são 95 municípios com rumores de óbitos de macacos. Em outros 42, estão sendo investigadas as causas. Foi confirmada febre amarela como causa das epizootias em 66 cidades mineiras.
RB
.