O carnaval 2017 começa neste fim de semana e a Cemig vai executar um plano de atendimento especial durante a festa, priorizando os locais de maior concentração de foliões no Estado. Entre as medidas tomadas para reforçar o sistema elétrico, devido ao aumento da demanda nesses locais, estão inspeções na rede de distribuição e reforço das equipes de plantão nos municípios onde há, tradicionalmente, grande volume de pessoas durante a folia, como Belo Horizonte e Ouro Preto.
Durante os dias de carnaval, cerca de 1.600 profissionais, entre técnicos, eletricistas e engenheiros, irão atuar, em regime de plantão, no atendimento às demandas emergenciais na área de concessão da Cemig.
Além disso, nas últimas semanas a companhia inspecionou a rede que leva energia aos municípios. De acordo com o diretor de Distribuição e Comercialização, Luis Fernando Paroli Santos, o objetivo da empresa é evitar falhas no sistema elétrico devido à concentração de cargas durante o feriado. A Companhia espera reduzir, ainda, o tempo de atendimento em caso de eventuais ocorrências nos pontos onde serão realizadas as festividades.
Segurança com rede elétrica
A Cemig também alerta para os perigos desta época do ano. Artefatos como serpentinas e confetes fazem parte da cultura carnavalesca, mas em geral contém metal em sua composição e podem causar curto-circuito, quando em contato com a rede elétrica. "Quando serpentinas e confetes metalizados são arremessados, antes de se dispersarem, eles estão concentrados, e podem causar danos nas redes de alta tensão e provocar acidentes. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção à rede elétrica, nem mesmo os sprays de espuma", explica Luciano Antônio Ferraz, engenheiro de segurança do trabalho da Cemig.
Ele também alerta para os riscos de choque com fios elétricos partidos nas ruas. "Ao encontrar um fio caído ao solo, não se aproxime e não deixe ninguém se aproximar do cabo, pois ele pode estar energizado". Nesse caso, a Cemig orienta que os foliões liguem imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116 e aguarde a chegada dos técnicos da empresa.
Além do Fale com a Cemig, os clientes também podem acionar a companhia através do Facebook, Twitter, Cemig Torpedo, Telegram e pela Agência Virtual (www.cemig.com.br/atendimento).
Em caso de perigo, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar.