Os esforços estão concentrados para combater o incêndio que destrói uma vereda próxima a sítios arqueológicos, no Vale do Peruaçu, no Norte de Minas, desde o último domingo.
O incêndio começou no último domingo, na área conhecida como Vereda Grande, que forma o Rio Peruaçu. O EM conversou com o ambientalista Eduardo Gomes, do Instituto Grande Sertão, de Montes Claros, que afirmou que o incêndio destrói a vegetação em uma vereda na área entre o Parque Nacional e o Parque Estadual Veredas do Peruaçu.
Nesta terça-feira, aproximadamente 25 pessoas trabalharam na região onde a situação é mais crítica. As ações buscam evitar a propagação do fogo de natureza subterrânea, superficial e de copa.
A equipe de combate é composta por integrantes dos bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Defesa Civil de Januáira, da Copaer, além de voluntários. Estão sendo usados caminhões-pipa, retroescavadeiras, dois caminhões pipa e um helicótero da Polícia Militar nas ações.
Uma série de reportagens do Estado de Minas publicada no ano passado já revelava que desmatamentos e queimadas vêm diminuindo nascentes importantes ao longo da bacia do Rio São Francisco, o que redobra a preocupação em relação à situação da vereda que está em chamas.
(RG)
.