O investimento na frota da PM é de R$ 400 milhões e deve beneficiar 247 municípios de todas as regiões do estado. O objetivo, segundo a corporação, é melhorar as condições de trabalho dos policiais e atender melhor à população. A reivindicação surgiu durante os Fóruns Regionais de Governo, que vêm sendo realizados em Minas Gerais desde 2015. Sobre a chegada dos novos automóveis, o comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, informou, por meio de nota, que a aquisição dará melhores condições de trabalho aos policiais.
Com a locação dos veículos, a Polícia Militar diz que vai substituir os carros antigos, com mais de cinco anos de uso ou quilometragem superior a 200 mil quilômetros rodados, que serão leiloados. Segundo a assessoria da corporação, as novas viaturas são de última geração, equipadas com cela, GPS, sinalizador strobo LED (mais poderoso) e rádio digital com melhor transmissão, que não permite interferência de sinal. “O modelo de frota locada oferece mais agilidade e operacionalidade à Polícia Militar e permite outras iniciativas. Inicialmente, vamos trazer para a Região Metropolitana de Belo Horizonte o sistema policiamento territorializado, com implantação de bases móveis nos territórios de segurança, com policiais efetivamente operacionais naquela designação. Depois, levaremos esse modelo para as cidades-polo do estado”, destacou em nota o governador Fernando Pimentel.
A segunda fase de entrega das viaturas locadas teve início neste ano e já distribuiu 40 veículos em Ipatinga, 61 em Governador Valadares, 30 em Teófilo Otoni, 19 em Lavras, 30 em Pouso Alegre, 47 em Uberaba, 81 em Uberlândia, 69 em Juiz de Fora, 35 em Divinópolis e 27 em Sete Lagoas. Nas próximas semanas, o governo de Minas anunciou que deve fazer novas entregas nos municípios de Barbacena (27), Unaí (20), Poços de Caldas (30), Patos de Minas (27) e Montes Claros (58). Outras cidades também serão beneficiadas nesta segunda fase. A terceira etapa deve ser iniciada ainda em 2017.
Os primeiros 113 automóveis foram entregues em dezembro de 2015, depois de firmado convênio entre a PMMG, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em abril do ano seguinte, foram incluindos 850 veículos para 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte..