Falta de informação, longas filas para embarque, voos atrasados e cancelados.
A Latam informou, por meio de nota, que as condições meteorológicas impactaram quatro voos da companhia com origem e destino ao aeroporto Confins, sendo três cancelados e um atrasado. Mas a reportagem apurou cancelamentos em pelo menos dois outros. Afirmou ainda, que o fechamento de Congonhas causou problemas a toda a malha aérea da empresa, com impactos em 52 voos da companhia, sendo 21 cancelados, nove alternados para os aeroportos de Guarulhos e Campinas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ) e Curitiba. Ontem de manhã, foram registrados 22 voos atrasados em todo o país.
O bancário Jederson de Almeida Menezes Neves, de 33 anos, saiu com a mulher de Curvelo, a 200 quilômetros de BH, para embarcar no voo de 7h e passar o carnaval no Rio de Janeiro. O casal chegou ao aeroporto às 5h. A fila estava tão grande que só tiveram acesso ao guichê do check-in às 7h45. “Ninguém avisou nada. Os passageiros começaram a ficar nervosos, pois vimos vários voos cancelados no painel. Os atendentes da TAM apenas disseram que foi cancelado, sem explicar o por quê ainda disseram que se quiséssemos, que cobrássemos na Justiça”, contou. Segundo ele, por volta das 8h havia pelo menos 2 mil pessoas na área de check-in da companhia.
Eles perderam uma noite de hotel no Rio e compraram uma passagem de outra companhia para embarcar às 20h. Jederson recebeu uma declaração da empresa, garantindo voo para hoje, no mesmo horário. “Querem realocar para amanhã (hoje) ou dar o reembolso para o dinheiro cair em conta-corrente em sete dias”, disse. “Também não estão dando alimentação”, reclamou. Outro passageiro, que não teve o nome identificado e aparece em vídeo feito por Jederson para denunciar a situação, contou que chegou a Confins às 20h de sexta, com embarque às 20h40 para Brasília e destino final no Acre. “Viajo a trabalho. Havia umas 50 pessoas reclamando e não souberam explicar o atraso.