Confins tem sábado de carnaval caótico com cancelamentos de voos

Ontem, clientes da Latam lotaram o saguão do terminal tentando embarcar desde a noite anterior

Junia Oliveira


Falta de informação, longas filas para embarque, voos atrasados e cancelados.
O caos tomou conta do Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no sábado de carnaval. Ontem, clientes da Latam lotavam o saguão do terminal tentando embarcar desde a noite anterior. Quem tinha viagem prevista para o período da manhã, também ficou em terra firme. O motivo, segundo a companhia aérea, seria o temporal que caiu em São Paulo de madrugada, deixando o Aeroporto de Congonhas inoperante.

A Latam informou, por meio de nota, que as condições meteorológicas impactaram quatro voos da companhia com origem e destino ao aeroporto Confins, sendo três cancelados e um atrasado. Mas a reportagem apurou cancelamentos em pelo menos dois outros. Afirmou ainda, que o fechamento de Congonhas causou problemas a toda a malha aérea da empresa, com impactos em 52 voos da companhia, sendo 21 cancelados, nove alternados para os aeroportos de Guarulhos e Campinas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ) e Curitiba. Ontem de manhã, foram registrados 22 voos atrasados em todo o país.

- Foto: Jederson Neves/ DivulgaçãoEm Confins, foram pelo menos quatro voos cancelados: o 3753, com destino ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que sairia às 7h; o 4787, com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com partida às 9h15; o 3345, para Guarulhos, também no estado paulista, com saída às 10h30; e o 3343, para Guarulhos, às 11h45.
Também foi cancelado um voo partindo de BH para Brasília, com destino final em Rio Branco (AC).

O bancário Jederson de Almeida Menezes Neves, de 33 anos, saiu com a mulher de Curvelo, a 200 quilômetros de BH, para embarcar no voo de 7h e passar o carnaval no Rio de Janeiro. O casal chegou ao aeroporto às 5h. A fila estava tão grande que só tiveram acesso ao guichê do check-in às 7h45. “Ninguém avisou nada. Os passageiros começaram a ficar nervosos, pois vimos vários voos cancelados no painel. Os atendentes da TAM apenas disseram que foi cancelado, sem explicar o por quê ainda disseram que se quiséssemos, que cobrássemos na Justiça”, contou. Segundo ele, por volta das 8h havia pelo menos 2 mil pessoas na área de check-in da companhia.

Eles perderam uma noite de hotel no Rio e compraram uma passagem de outra companhia para embarcar às 20h. Jederson recebeu uma declaração da empresa, garantindo voo para hoje, no mesmo horário. “Querem realocar para amanhã (hoje) ou dar o reembolso para o dinheiro cair em conta-corrente em sete dias”, disse. “Também não estão dando alimentação”, reclamou. Outro passageiro, que não teve o nome identificado e aparece em vídeo feito por Jederson para denunciar a situação, contou que chegou a Confins às 20h de sexta, com embarque às 20h40 para Brasília e destino final no Acre. “Viajo a trabalho. Havia umas 50 pessoas reclamando e não souberam explicar o atraso.
Hoje (ontem), está igual e ainda não conseguimos sair daqui.”.