Partidas e chegadas caóticas em Confins

Junia Oliveira e João Henrique do Vale

Balanço do movimento de ontem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, indicou, até as 17h, o cancelamento de cinco voos e atrasos de outros 31, dos quais 14 ocorreram com aeronaves que chegaram ao terminal e o restante na decolagem, segundo a concessionária do aeroporto, a BH Airport.

Os passageiros enfrentaram problemas desde a noite anterior, quando clientes da Latam lotaram o saguão sem conseguir embarcar. Quem tinha viagem prevista para o período da manhã de ontem também ficou em terra firme.

O motivo, segundo a companhia aérea, teria sido o temporal que caiu sobre São Paulo na madrugada, deixando o aeroporto de Congonhas fora de operação. A Latam informou, por meio de nota, que as condições meteorológicas impactaram quatro voos da companhia com origem e destino ao aeroporto de Confins, sendo três cancelados e um atrasado. No entanto, a reportagem do Estado de Minas apurou cancelamentos em pelo menos dois outros voos.

No terminal de Confins, pelo menos quatro voos foram cancelados: o 3753, com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que sairia às 7h; o 4787, com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com partida às 9h15; o 3345, para Guarulhos, também no estado paulista, com saída às 10h30; e o 3343, para Guarulhos, às 11h45. Foi ainda suspenso o trecho de BH para Brasília, com destino final em Rio Branco (AC).

O bancário Jederson de Almeida Menezes Neves, de 33 anos, e a mulher, deixaram Curvelo, distante 200 quilômetros de BH, para embarcar no voo das 7h e passar o carnaval no Rio de Janeiro. O casal chegou ao aeroporto às 5h. A fila estava tão grande que eles só tiveram acesso ao guichê do check-in às 7h45.
“Ninguém avisou nada. Os passageiros começaram a ficar nervosos, pois vimos vários voos cancelados no painel. Os atendentes da TAM apenas disseram que foi cancelado, sem explicar o porquê e ainda disseram que se quiséssemos, que cobrássemos na Justiça”, contou.

Segundo Jederson, por volta das 8h havia pelo menos 2 mil pessoas na área de check-in da companhia. Eles perderam uma noite de hotel no Rio e compraram passagens de outra companhia para embarcar às 20h. Jederson recebeu uma declaração da empresa garantindo o voo para hoje, no mesmo horário. “Querem realocar para amanhã (hoje) ou dar o reembolso para o dinheiro cair em conta-corrente em sete dias”, disse. “Também não estão dando alimentação”, reclamou.

 

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