A organização, o planejamento e o pulso firme foram considerados pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) a fórmula do sucesso do carnaval deste ano. A festa atraiu 3 milhões de foliões, segundo estimou a Belotur, que curtiram os 400 blocos que desfilaram entre 11 de fevereiro até esta quarta-feira. Neste ano, o administrador municipal mudou a estratégia e resolveu fazer uma folia mais liberal. “Falei que vamos fazer o carnaval do pode. Se não der, a conclusão é de que no ano que vem nós vamos fazer o que não pode. Mas, graças a Deus, eu estava certo. No ano que vem será um carnaval melhor ainda”, afirmou.
A declaração de Kalil foi concedida à Rádio Itatiaia nesta quarta-feira. O prefeito se mostrou animado e feliz com a conclusão do evento. “Tenho muito orgulho de ter sido prefeito no maior carnaval da história de Belo Horizonte e na mais tranquila paz. Quando entreguei a chave para o Rei Momo, falei que o carnaval seria feito pela prefeitura e organizado pelos comandantes, que foram quase 150. Milhares de pessoas trabalharam de forma insana para dar tudo certo. Mas, quem faria o carnaval seria quem gosta. Então, nossa população está de parabéns e o prefeito de Belo Horizonte está derramando de orgulho pelo primeiro evento grande dele, e que deu certo”, comentou.
A alegria em torno da festa foi compartilhada pelo secretário. “Foi uma das coisas mais belas que vi na minha vida. As pessoas felizes, andando pela cidade fantasiadas, curtindo o carnaval, os blocos funcionando maravilhosamente bem. Vi uma Belo Horizonte que nunca tinha visto neste período. A gente era acostumado a ver a cidade deserta”, disse o presidente da Belotur, Aluizer Malab.
O balanço final sobre o carnaval será repassado na sexta-feira. Porém, a Belotur já informou que a festa superou a expectativa. O levantamento feito pela autarquia mostra que 3 milhões de pessoas passaram pela capital mineira.
Esse cálculo significa que 158 mil pessoas, em média, foram às ruas a cada dia. Para entender: uma pessoa que foi a 10 blocos conta como 10 foliões no cálculo da Belotur. Assim, foi constituído o maior carnaval de BH. O Bloco Baianas Ozadas, o maior do carnaval de BH, levou cerca de 500 mil pessoas para as ruas do Centro da capital, segundo os organizadores do desfile. No sábado, o Então, Brilha!, bloco tradicional que se concentra na Rua Guaicurus, na zona boêmia de BH, reuniu 100 mil pessoas, também de acordo com os organizadores.