(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jiboia capturada em área urbana de Uberlândia, no Triângulo Mineiro

Depois de resgatada, serpente que faz parte da fauna brasileira foi solta em reserva ambiental


postado em 01/03/2017 19:44 / atualizado em 01/03/2017 21:40

Uma jiboia foi capturada no fim da tarde desta quarta-feira em área urbana de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Militares da 9ª Companhia de Meio Ambiente foram informados por moradores do Bairro Shopping Park, Zona Sul da cidade,  de que a serpente estava numa árvore, na Rua Ana Valentina Nogueira.

Depois de capturada, jiboia foi solta em reserva(foto: PMMG/Divulgação)
Depois de capturada, jiboia foi solta em reserva (foto: PMMG/Divulgação)
Com cerca de 1,80m de comprimento, a jiboia foi resgatada pelos militares, com equipamento próprio para a contenção e captura, e colocada num recipiente para a soltura em uma reserva de cerrado. De acordo com o sargento Eduardo Venâncio, no local, que fica a cerca de 20 quilômetros de Uberlândia, o animal terá água, comida e abrigo, minimizando as chances de retornar aos centros urbanos.

“Vale destacar que essa espécie de cobra não é peçonhenta. As jiboias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos. Elas evitam contato humano e fogem quando provocadas”, explicou.

Segundo Venâncio, a presença do animal em uma área urbana reforça a ideia de que os animais silvestres estão migrando para esses centros em busca de água, alimento e abrigo, devido à expansão urbana e avanço das fronteiras agrícolas. “Ao se deparar com animal silvestre, acione os órgãos competentes para que seja feita a correta contenção do animal, evitando danos à saúde dele e das pessoas”, orienta Venâncio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)