Chuva de granizo pode atingir regiões de Belo Horizonte nesta terça-feira

Defesa Civil emitiu alerta de chuva até a manhã de quarta-feira. A previsão é de acumulado de água entre 20 e 40 milímetros na capital mineira

João Henrique do Vale
O alerta vale até a manhã desta quarta-feira - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.

Os moradores de Belo Horizonte devem ter atenção na tarde desta terça-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a possibilidade de chuva acompanhada de granizo. A previsão é de acumulado de água entre 20 e 40 milímetros. A precipitação deve ser acompanhada de raios e ventos de até 50 quilômetros por hora. O aviso vale até a manhã de quarta-feira.

O calor aumenta a possibilidade de queda de gelo. Segundo a Comdec, há risco de granizo nas proximidades da Serra do Curral, no entorno das Regionais Barreiro, Oeste e Centro-Sul de Belo Horizonte. Deve ser pancadas de curta duração.


Segundo informações do Instituto de Climatologia PucMinas/TempoClima, a previsão é de que os termômetros registrem 31 ºC nesta tarde. Na Grande BH, no entanto, a previsão é de sol ainda mais forte e a temperatura pode chegar aos 33 ºC, com a umidade relativa do ar na casa dos 45%. No interior, o céu ensolarado predomina e os termômetros devem chegar, hoje, a 36 graus em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Há previsão de pancadas de chuva para a Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Região Central do estado.

A previsão do instituto é de queda nas temperaturas a partir desta quarta-feira, devido ao aumento de nebulosidade. Além da queda de temperatura, a incidência de chuva deve aumentar. De acordo com o PucMinas/TempoClima, o verão de 2017 ainda apresenta temperaturas mais brandas principalmente em relação aos anos de 2015 e 2016, quando o fenômeno El Niño atuou com grande intensidade no Brasil.

Nessa segunda-feira, foi registrado o quinto dia mais quente do ano, na Grande BH. Os termômetros registraram 33,4 ºC à tarde..